5 Dicas de Como fazer crescer o público no seu concerto

0

A publicidade é a alma do negócio, mesmo que esse negócio seja um show. O site SomosMúsica compilou cinco dicas de como fazer com que o seu evento tenha um público que te satisfaça. Adaptamos a matéria de modos a poder condizer com a realidade angolana.

Quando as coisas são bem organizadas, minimizam o nosso esforço e garantem maior harmonia no sei da equipa de trabalho. Há sempre maneiras de aumentar a eficiência do seu trabalho. Na hora de promover um show, quase sempre é uma questão de timing. Confira os cinco tópicos abaixo e entenda por que eu digo isso.

1. Analise a agenda de shows local antes de marcar

Há algo para se levar em conta antes mesmo de começar a divulgação. Você nem sempre vai conseguir a data que gostaria (ainda mais se estiver numa tour) mas, quando conseguir a data desejada, pesquise a agenda de shows da no local antes de bater o martelo. Tente evitar a competição com outra banda de um estilo parecido na mesma noite. Isso não só vai ajudar os dois shows a terem mais audiência, como também vai mostrar que você respeita os outros músicos e é gentil. Ainda que sejam em horas diferentes, existe a dificuldade das pessoas pagarem em dois concertos, gastarem mais e ouvirem o mesmo estilo.

Existem ainda aqueles momentos que devemos ter em atenção outros eventos que não sejam concertos musicas mas, são de bastante interesse regional ou do seu público alvo.

Dito isso, saiba que você não vai poder evitar o conflito de shows com outras bandas. Mesmo quando você achar que escolheu um dia sem pepinos, alguém pode marcar um show conflitante depois que você tiver feito o seu. Ainda assim você deve tentar evitar o conflito. Vale o esforço.

2. Cole pôsteres com um mês de antecedência

Você tem de ter pôsteres anunciando seu concerto no local aonde irá acontecer, ao menos um mês antes da sua apresentação. Muitos pôsteres seria ainda melhor, é claro, e pendurar alguns no local do evento, outros na vizinhança e locais públicos ao redor, ou outros lugares que o seu público possa ir. Se você não consegue pagar por vários, entretanto, é melhor ter pelo menos um no local dos shows.

3. Faça posts de redes sociais nos melhores horários

Usar as redes sociais para promover o seu concerto é uma certeza, é claro. Mas você pode fazer um uso melhor dessas ferramentas se postar nos horários de pico de cada rede social.

Facebook: Importante estar atento e saber a que horas é que as pessoas mais acessam o facebook. Procure estudos, avalie a intereção dos teus amigos e seguidores na tua time line. Por exemplo, nós notamos que em Angola o uso do Facebook cai muito aos fins de semana, logo, é importante promover mais nos dias de semana das 10 às 16 horas notamos existir muita afluência

Twitter: durante os dias úteis, apesar de ainda não ter tantos usuários angolanos, é importante fazer um pesquisa e buscar conexões com aqueles que possuem maior número de seguidores.

Instagram: O numero de usuários no instagram tem crescido, e nos dias de hoje muitos músicos abdicaram do facebook e estão com maior frequência no Instagram, provavelmente pela novidade e pela “suposta” restrição. Músicos como Preto Show, Young Double, Eva RapDiva, Big Nelo, C4, CEF, Força Suprema, MOB, TRX e outros, diariamente fazem publicações nesta rede social e com isso vão levando maior número de seguidores a ela.

Notamos que o horário de Pico alterna muito. Bem pela manha, no inicio do horário laboral em Angola já se nota alguma afluência, no período da tarde mantém, até 20 horas.

Para mais detalhes sobre esse assunto, confira esse post NeilPatel que reúne dados sobre o assunto, pois os nossos dados são unicamente baseados na nossa observação. 

4. Intensifique a promoção do evento uma semana antes

Se o seu orçamento é apertado e não pode pagar a promoção de posts nas redes sociais, pense em patrocinar alguns posts a uma semana do evento e investir menos dinheiro. Publicite nos sites, portais, blogs e paginas no instagram e facebook.

Aumente a divulgação pessoalmente quando estiver a uma semana, também. Distribuir flyers uma semana antes, em vez de meses antes, dá menos tempo para as pessoas acidentalmente esquecerem do seu show. Se você não puder pagar uma remessa grande de folhetos ou não tiver tempo para distribui-los, tente fazer uma remessa menor. Distribua bem na frente de onde vai ser seu show, em uma noite que tenha um evento idêntico com pessoas que curtam do mesmo estilo de música.

5. Convide a imprensa, mas peça que cubram com antecedência

Uma crítica positiva do seu show é sempre bem-vinda, mas a cobertura antes do show é melhor para aumentar o público. Não é só convidar um jornalista para ir ao show. Primeiro, pergunte se eles não têm interesse de fazer uma cobertura pré-show.

Entrar em contato com o jornalista certo é muito importante aqui. Ele escreve sobre shows vindouros? Os veículos para os quais ele escreve noticiam shows? Eles cobrem estilos como o seu? É importante teres uma lista de contactos (nome, email, telefone) de jornalistas da imprensa que mais prestigia shows como o seu.

Por alguns motivos, é mais fácil obter cobertura quando sais da tua zona de jurisdição em termos de shows. Sua visita ao lugar já é motivo para uma matéria. Realizar concertos a toda hora no mesmo local, torna-se as vezes aborrecido para imprensa, que haja não existir nada de novo, mesmo que inoves.

É claro que, mesmo que você não consiga cobertura da imprensa antes do seu show, você ainda assim deveria convidar um jornalista ou dois para aparecerem. Não vai ajudar a conseguir mais público desta vez, mas sua apresentação pode convencê-los a escrever sobre você no futuro.

Fonte Principal: Sonicbids Blog

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.