Confira a entrevista com o Fundador do Portal Rap Kuia, Lukau Lusueki

0
Com 23 anos de idade, Lukau Lusueki é fundador e administrador de um dos portais mais empenhados na divulgação do Rap angolano. RapKuia.Net é ainda uma criança mas já é uma marca quando se fala de divulgação deste estilo rap. Com mais de um metro e meio de altura, Lukau, cursa e exerce neste momento a função de Gestor de Empresa, tem como rappers favoritos Girinha e Ready Neutro, disse-nos que o seu grande sonho é casar com a miss universo, Leila Lopes.
O seu empenho enquanto administrador do Portal Rap Kuia, fez com que fosse convidado a fazer parte da equipa de trabalho do programa radiofônico “Hip Hop da Banda“. Saiba mais sobre o nosso entrevistado de hoje nas perguntas e respostas que se seguem.
Lukau 2

Como é que surge o Portal Rap Kuia? 
Eu já partilhava links de outros blogs no meu facebook, os amigos vinham sempre em casa pegar musicas novas que eu baixava, então surge como uma forma de centralizar esse conteúdo que eu partilhava e enviava para os amigos. E também, a necessidade de melhor divulgar, partilhar e informar continuamente de forma fácil e moderna a cultura Luso Hip Hop, mas com uma forte inclinação no Hip Hop Angolano, surge o Portal Rap Kuia.
Durante este tempo que tens o portal aberto, já pensaste em desistir? 
Já pensei e por vários motivos, e uma delas foi quando o portal estava hospedado num servidor Português, e eles tiravam sempre do ar, diziam que o site gastava muitos recursos e estavam sempre a enviar facturas, e quem conhece o nosso trabalho sabe que não ganhamos nada com isso, não há nenhum lucro, fica chato tar sempre a gastar na hospedagem, no domínio, internet e não ganhar nada em troca e ainda ver vários posts de rappers que não sabem das nossas dificuldades a reclamarem dos nossos serviços, a criticarem por coisas que nada entendem, mas com a vontade de vencer e de contribuir para o movimento, por ser mesmo uma paixão, por gostar de música “Rap” continuei e estou aqui bem persistente, com esperança de um amanhã melhor.
Tens quantos colaboradores, quem são e o que têm feito??
Colaboradores mesmo não tenho, trabalhei um tempo com alguns manos que eu sugeria para escreverem algumas matérias, entrevistas, mas com tempo todos foram ficando sem tempo e continuei sozinho, mas nesses ínfimos 3 anos como blogger sempre fui o único a atualizar o Portal com exceção doutros bloggers que têm acesso a painel e fazem postagens de algumas cenas exclusivas dos seus sites, mas por trás daquele todo conteúdo seja no blog, facebook, instagram e Twitter, sempre fui eu e não penso em ter outras pessoas a trabalhar nesse sentido.
Quais têm sido as tuas principais dificuldades? 
O tempo, tempo é o maior problema, mas graças a Deus e a vontade de trabalhar, dou sempre um jeito pra superar isso e manter o site sempre atualizado. Mas não é fácil, ninguém disse que é fácil, sempre soube que não seria fácil, mas seria bom que os artistas colaborassem e respeitassem mais o nosso trabalho.
Como blogger, qual achas que deve ser a tua postura no Hip Hop Nacional?
Como blogger devo ser dotado de imparcialidade, essa é uma das posturas que mais considero, o resto é resto.
Tenho acompanhado o teu perfil nas redes sociais e várias vezes emites opiniões sobre Emcees em jeito de gozo. Não Achas que isso de alguma te descredibiliza? 
Por isso é mesmo meu perfil (lol), é só uma forma de entreter o pessoal, não podemos ser sempre sérios, há sempre aquele momento que devemos fazer aqueles posts hilários e acho que o meu dom, meu forte, é mesmo quando faço posts a falar de rappers, uns gostam, outros não, mas a maioria deles são pessoas que eu conheço e fica tudo na desportiva. Apesar que já fui ameaçado por vários rappers, um dia desses também faço screenshoot das ameaças e torno elas públicas.
As premiações do Rap Kuia foram aplaudidas por muitos e reprovadas por outros. Qual a tua apreciação com relação a isso? 
99% das reclamações foi por parte dos rappers, e isso acontece em todos artistas de todos os estilos, quando há um concurso e não são nomeados eles reclamam, fazem duras críticas, o mesmo também acontece com os nomeados que não vencem nenhuma categoria, no momento das votações eles mobilizam o público, pedem para os fãs votarem, em nenhum momento fazem críticas sobre as nomeações, mas basta serem revelados os vencedores e não constar os seus nomes aí, que começam logo a fazer críticas.
Sempre fui de responder as críticas dos manos, há uns quando estão com uma coisa na cabeça por mais que faças uma bíblia ou resumes da melhor forma nunca concordam contigo, então o melhor muitas das vezes sempre foi evitar entrar em conflitos com eles, são reis das ameaças, os rappers são muito sensíveis, são muito chorões, nos posts e comentários mostram uma coisa e no chat são outros, conheço eles, são mais de 3 anos a lidar com isso, já recebi muitas ameaças no chat.
Lukau
Quais os principais critérios que usas para a escolha dos melhores segundo o portal? Quem escolhe?
O prémio da Música Rap Kuia já não existe, foi anunciado o ano passado que aquela era a última edição, mas a seleção era feita por mim, Quim Gouveia e algumas vezes pedíamos opiniões em alguns manos que também estão ligado no movimento e entendem melhor da matéria. A premiação era feita de Julho à Julho, então a seleção sempre foi consoante as cenas mais marcantes nesse espaço de tempo, mixtape mais ouvida, rapper mais ouvido/popular, rapper que se revelou e que deu mesmo nas vistas, premiamos os que realmente foram ouvidos, não basta apenas cantar bem, também deves ser conhecido, em nenhuma parte do mundo dá-se prémio de melhor rapper do ano a um artista desconhecido.
O teu blog durante algum tempo foi conotado por muitos como blog da Yebba. Há alguma ligação entre Rap Kuia e Yebba Ent?
Antes de ser blogger já trabalhava com ReadyNeutro, então quando comecei ele era um dos artistas que mais partilhava os links do blog, o pessoal foi pensando que era um blog oficial da Yebba, mas nada haver.
Qual é tua relação com outros Bloggers de Hip Hop?
Com outros bloggers é saudável, sou amigo de muitos bloggers e falamos normalmente, adultos são mesmo assim! ?
Tens sido imparcial na partilha e divulgação de informações e musicas ou tens os teus favoritos?
Sou mesmo imparcial, tenho meus favoritos (claro), todo mundo tem seus favoritos, mas partilho cenas de artistas que até nem conheço, basta cumprir com os requisitos de postagens eu faço a postagem normalmente, mas há também aquela exclusividade a artistas que eu gosto e que acho que merecem mais destaque e eu dou.
Já alguma vez cobraste por qualquer serviço do teu portal?
Já cobrei, há aqueles rappers que querem ter a música em destaque, no slide ou colocar o banner na lateral do blog, esses serviços eu cobro, mas não é muita coisa e dificilmente as pessoas solicitam.
De onde sai o dinheiro para sustento do teu portal? 
Quando comecei era o meu Amigo Quim Gouveia e o meu Irmão (Lucas), mas quando comecei a trabalhar passei a tirar do meu salário.
Se tivesses que mudar alguma coisa dentro do movimento Hip Hop, o que seria? 
Não sei, penso que até agora ta tudo bem, cada um faz o seu rap do seu jeito, cada artista está a pintar o seu quadro do jeito que sabe, uns a cantar sobre as cenas que assolam a nossa sociedade, uns cantam manifestação, outros cantam sobre Infernos e Túmulos, outros cantam sobre damas e abrir garrafas, outros ostentam os bens que têm, no fim cada ouvinte vai selecionar o que é do seu agrado, o melhor alimento para os seus ouvidos.
Quem são para ti os novos Emcees que nesta altura merecem ser referenciados pela qualidade?
São muitos, conheço bons rappers e com boa qualidade, mas um top 5 vão os nomes do Lizzy, Preyra Bull, H Flow, Master Face e Rudy. Rap kuia
Qual a tua opinião critica com relação aos outros blogs?? 
Não tenho nenhuma crítica à fazer, mas há poucos blogs a altura, há muito blog de Rap, mas a trabalhar como RAP KUIA conta-se, a concorrência confirma.
Se tivesses que fazer um top dos blogs, como séria e porquê? 
1. Cenas que Curto
2. Hip Hop Angolano
3. Underground Lusofono
Se Aderito José e LusoHipHop ainda tivessem no activo também estariam lá.
Quando comecei o meu, inspirei-me muito nesses blogs, e a forma deles de criar informação, de fazer as postagens é muito diferente de outros blogs, eles levam esse trabalho/hobbie a sério e vê se que estão muito longe de procurar fama ou ganhar dinheiro com isso, é tudo por amor a cultura.
O que achas que precisa mudar nos Emcees nacionais e organização de eventos? 
Os emcees devem parar de pensar que os bloggers são Deuses do Rap, parar de pressionar muitos bloggers, andar muito atrás dos bloggers, se o blogger não quer postar tua música, Cria o teu e posta lá as tuas músicas, procure outros meios, tv, rádio ou blog mais acessível, parem de mendigar postagens e destaques. E a respeito de organizadores de vento não tenho muito a comentar, como gestor entendo perfeitamente o trabalho deles e o critério deles de seleção e espero que continuem nessa senda.
Familia Rap Kuia vs Portal Rap Kuia. És o mentor deste projecto ? Como surgiu?
Não faço parte do projecto Família Rap Kuia, não sou mentor da Família Rap Kuia, sou amigo de alguns membros da família Rap Kuia, mas não sou dessa Família, que isso fique bem patente, pra mim Família Rap Kuia de verdade são todos artistas que têm suas musicas no blog Rap Kuia, todo mundo que apoia e ajuda diretamente ou indiretamente para o crescimento do site.
Familia RapKuia
Sentes alguma gratidão por parte de muitos que tens apoiado? 
Não, ajudei muitos que hoje chamo de ingratos, basta ganharem um pouco de BUZZ que esquecem que foi o Lukau (Rap Kuia) o primeiro blogger a olhar pra eles, ficam todos cabeçudos, mas enfim, o mais importante é saber que fiz alguma coisa pra cultura.
Enquanto blogger, qual foi o grande momento que gostarias de realçar?
Penso que foi quando a DopeMuzik (Nga, Masta, Prodígio, DonG, Monsta e Deezy) postaram uma foto todos com canecas do Rap Kuia, foi xtilo yah, os meus prémios são relevantes até para os melhores do Game, também quando li uma entrevista do MCK onde ele fez a menção do prémio que ele ganhou do Rap Kuia, e por aí…
Como tem sido a experiência de fazer parte e ser fundador de um programa radiofónico de Hip Hop?
É um sonho que realizei sem precisar correr atrás, sempre sonhei em fazer parte de um programa de Rap (Radiofónico) e quando menos esperava recebi uma chamada do Diakota e propôs me a fazer parte do programa Hip Hop da Banda, junto do Mano Muconda e Yang Halla.
Quem são as pessoas que gostarias de agradecer por alguma coisa que fazem ou têm feito por ti enquanto blogger?
São muitos, mas serei sempre grato a Quim Gouveia, já fez muito por mim e continua a fazer muito, a ele serei sempre grato.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Content is protected !!