Função, Perfil e Importância do Agente Musical

0

O que é que todos nós queremos?  Tocar, tocar, tocar!

Este ponto é sem dúvida um dos mais importantes para um artista. Além de ser uma fonte de motivação extraordinária, é ao vivo que a sua reputação se constrói, que se conquistam novos fãs, que se gera mais buzz e onde se cresce enquanto músico.

Até teres fãs suficientes para criares os teus próprios espetáculos, terás que procurar salas onde possas apresentar o teu trabalho a novas pessoas e é aí que começa o trabalho de um agente.

Resumidamente a função do agente/booking agent, é marcar concertos!

Função do Agente Musical
  • Negoceia com promotores de eventos, espetáculos e outros;
  • Convence os promotores sobre a capacidade do artista em gerar público ou interesse no evento em que participar;
  • Negoceia contratos e cachets;
  • Organiza toda a viagem, estadia e alimentações para os dias de eventos, assumindo assim a função também de Road Manager;

Um bom agente fará com que a tua atuação seja o mais simples possível garantindo que o artista tem todas as condições para o soundcheck e para o espetáculo ao vivo.

NORMALMENTE, UM AGENTE MUSICAL (OU BOOKING MANAGER) É UM BRAÇO DIREITO DA BANDA/ARTISTA.ESTE RECEBE CERCA DE 20% DE TUDO O QUE O ARTISTA OU BANDA ARRECADA. ENQUANTO RESPONSÁVEL COMERCIAL DO ARTISTA, O AGENTE É QUEM PROGRAMA AS TOURNÊS, TOMA CONTA DOS PAGAMENTOS, PROCURA ENCAIXAR O TEU ESPETÁCULO COMO PRIMEIRA PARTE DE OUTROS ARTISTAS “MAIORES” DE FORMA A CONSEGUIRES MAIS BANDAS.

Um bom agente é uma pessoa sempre atenta ao mercado, sem horários e trabalhar maioritariamente à comissão.

Perfil de um Agente Musical
  • Ser comunicativo,
  • Ter boa rede de relacionamento ou muita vontade de a criar
  • Acreditar no projeto musical que vende
  • Saber ver e aproveitar as oportunidades.

Se há coisas difíceis na vida, uma delas é encontrar um bom agente e é por isso que cada vez mais as bandas e os artistas se tornam independentes quanto a isto. A grande vantagem de um artista ter agente, é que ajuda muito na preservação da imagem e faz com que exista maior respeito e organização das tarefas.Dessa forma, o cantor poderá se preocupar apenas com a parte artística, ou seja, músicas, composições, estilo, etc.

Em Angola, os agentes por regra são escolhidos pelos artistas, baseados na influência que o mesmo tem sobre o mercado musical, esquecem-se muitas vezes de ver alguns itens necessários para o perfil do agente. Por outro lado, salvo raras excepções como por exemplo o caso de Anselmo Ralph e Camilo Travassos, os músicos têm agentes para cada fase, dificilmente crescem juntos. Os agentes vão sendo descartados a cada fase, baseado nas capacidades e interesse dos artistas.

Ter uma boa relação com o agente é de extrema importância para a carreira de um artista. Muitas pessoas fazem até a analogia com um casamento, e é bem assim mesmo. Um casal precisa estar feliz para continuar junto, eles precisam ter afinidade e os mesmos objetivos. Da mesma forma, o empresário e o artista precisam estar entrosados para que tudo dê certo.Sobre o perfil e funções do Agente, não é um assunto fechado, tendo em conta que a dinâmica da industria musical faz com que surjam alguns ajustes.

Por ultimo, salientar que existe diferença entre Produtor Musical, Manager, Agente e Assessor de Imprensa. Este é um assunto que iremos abortar em próximas postagens. Sobre o

Texto: João Paiva & Edivaldo dos Santos

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.