Saiba mais sobre “Edgar Major” um dos grandes impulsionadores do Rap da Nova Escola

0

Edgar Bráulio Vigário Major, angolano de 25 Anos, Testemunha Jeová, estudante de Engenharia Civil (Cálculos e Projecão de Edificios), cresceu no bairro do Rangel e neste momento reside na cidade de Bucareste, capital da Roménia. Edgar Major é dos Administradores da Pagina Quantos de nós gostamos de RAP? (Facebook (Perfil e Pagina), Soundcloud e Instagram), tem Sete irmão, sendo 5 deles de parte de pai, e é o “cassule” da sua mãe.

O nosso entrevistado de hoje tem o Azul como sua cor preferida, Eternity como a sua marca de perfume predileta, nos tempos livres tem como ocupação desenhar retratos, toca piano, fazer fotos, jogar Xadrez que tem como desporto favorito, pratica Capoeira, assiste e joga futebol, gosta de basquete e ténis. O nosso entrevistado é um autentico sonhador, sempre bem animado.

Edgar Major

Como foi que surgiu a ideia de criares. Tua página ?
Primeiramente dizer que a ideia não foi minha e se bem me lembro, foi no dia 18 de dezembro  de 2009 que meu irmão Gilberto Júnior apresentou-me ela, era uma bebé  tinha apenas uns cento e tal likes. Foi ai que tudo começou, eu residente do Rangel postaria todas as novidades dos rappers do Rangel, ele residente no projeto Nova vida postaria cena sobre New School e Força Suprema, mas não deu la muito certo. Ela ficou parada quase um ano e também a internet em Angola não ajudava tanto assim, tendo sido o nosso maior obstáculo, até surgir o Facebook 0 deu uma grande ajuda. Depois disso, o sonho foi se realizando paulatinamente e hoje estamos aqui, há (Quantos de nós gostamos de rap ) é uma das principais linhas de expansão do hip-hop angolano, com realce para nova escola.

Como apreciador e consumidor maioritariamente do rap feito pela nova escola, quais os aspectos positivos e quais os aspectos negativos que tens a apontar?
Aspectos Positivos: Eu amo essa atmosfera que todos os rappers da nova escola têm, ou seja esse desejo de querer cantar e encantar, essa superficial maneira de não ter barreiras de crescimento, essa doença que não tem cura onde o índice de doentes (Rappers) não para de crescer… Amo essa cena e vejo como aspecto muito positivo esse todo impacto.

Aspectos negativos: Falta de seriedade por alguns, alguns preferem deixar o seu (Eu) de lado para adotarem máscaras dos best rappers ou seja dos rappers que eles chegaram a consumir por muito tempo, esse jeito doentio de querer dar nas vistas… mas acontece!!! o verdadeiro Mc depois de um tempo vai notar que retratar pela escrita a realidade é o segredo para eterna viagem neste mundo do Hip Hop.

Foi sempre este o nome da tua página? Vocês depois criaram uma página que só postava vídeo?
Quantos de nós gostamos de rap? Sempre foi nome atribuído e nunca nos passou pela mente trocar este nome. Sim! Temos uma página de vídeos também, tanto no instagram com no Facebook.

Nunca tiveste vontade de criar um blog? Já que tinhas a tua página a crescer e necessidade de postar mais músicas!!!
Isso já foi debate entre eu e o meu parceiro  muito tempo, horas e horas. Já passou sim pela nossa mente criamos um blog, e até chagamos a criar, quem estava por trás dela na altura era o Luther Py, parece mentira mas ele estava por trás, mas não deu certo. A necessidade de postar músicas era maior e ser blogger de verdade exige tempo, disposição e muita paciência (coisa que não temos), então a gente optou pelo Soundcloud foi um grande risco da nossa parte naquela altura que Angola não estava habituada com este método de expansão de música. Hoje somos propriamente o Império no que concerne músicas rap Nacional no soundcloud com Quantos gostamos de rap (Só Rap New school, Hip Hop Angolano) são as nossas contas activas 24/24 horas no soundcloud.

Consideras-te uma pessoa neutra quando se trata de avaliar os Emcees ou já fazes parte do circuito que cada 1 tem os seus favoritos mesmo não cantando nada?
Não digo que sou neutro, porque até para se ouvir rap antes tens que ter um emcee favorito que te atrai a este mundo. Agora sou muito seletivo nas músicas que ouço, não quer dizer que os outros não merecem ser ouvido…mas a mensagem e sentido ainda são os factores principais para eu apertar no play para ouvir um emcee

EdgAR

Como é que lidas com as constantes mensagens e pedidos que diariamente surgem no teu chat ?
Sou muito paciente para este tipo de abordagens; gosto de trocar ideias e implementar ideias nas veias dos rappers, não sei se tem algum rapper com alguma reclamação neste sentido, mas dou-me bem com todo mundo .. pedidos de amizades aceitei tantos que já se atingiu o limite.

Quando é que voltas definitivamente para Angola?
Esse assunto de voltar pra Angola é um assunto que prefiro não dar detalhes certos sobre ele. As intenções as vezes não combinam com as oportunidades e outros factores “O tempo ainda dá as melhores respostas”

Como é que tem sido a tua estadia fora de Angola com esta situação difícil que o país vive no envio de dinheiros e carregamento dos Visas?
Desde sempre aprendi que não posso depender dos meus pais, foi muito difícil, foram quase 11 meses sem receber subsídios de bolseiro, mas essa situação meteu-me aprova, tive que me virar sozinho, trabalhei nas férias, senti na pele o que é se sentir menosprezado pelo teu próprio país, mas não fiquem lamentando na net porque eles tinham conhecimento da situação, o país tinha conhecimento, estaria a perder tempo fui atrás das soluções não para resolver a situação mais para atuar até se estabelecer por completo.

Tens sido alvo de algum preconceito/racismo no país em que vives?
Preconceito? Racismo? Penso que não… Sempre fui bem tratado e faço o mesmo com os meus colegas, amigos que até chego a considerar irmãos, até nos tempos difíceis eles sempre estiveram ai pronto a dar um abraço e uma mão de ajuda.

QNGRAP - Cópia

Quais os teus projectos futuros?
Adorar Jeová como sempre fiz sempre foi o meu projeto de vida. O resto ele vai ajudar a se concretizar. Já com o rap, penso que já fiz o suficiente, mas temos muitos projetos arquivados: Mixtape QNGRAP, EP Fusão (entre rappers da nova e velha escola) e muito mais… esperem que está tudo no forno.

De todos emcees que já ajudaste e fizeste chegar as cenas longe. Quais o que gostarias de realçar?
Pergunta difícil, vocês não poderiam fazer isso (Risos). Leonardo Freezy, Gozalo Marques, Diana Iluminaty, Sentinela, Lil Kisha e outros. Penso que estes são os que estão dando nas vistas até agora… Humildade, força de vontade, ambição, trabalho e muito amor pelo movimento fez com que eu me ajudasse eles em todas as formas. Até já passei noites em branco no Skype ouvindo as letras, beats, isso tudo não foi pelos ares. Eles hoje são conhecidos pelos que eles mesmos construíram.

Se encontrasses uma lâmpada do gênio e tivesses direito a três pedidos ligados ao Hip Hop Angolano, Quê que pedirias??
Primeiro: mais amor nas letras menos atritos; Segundo: união entre os rappers mais destacados no mercado; Terceiro: muito muito muito rap e que nunca saísse da moda.

Cobras algum valor para poder partilhar as músicas que chegam até aqui?
No tempo que a crise apertou eu até cobrei pelas publicações e partilhas no soundcloud. Já voltei ao normal.. não porque a situação melhorou mas é mesmo porque não faz o tipo da equipe QNGRAP, é pelo amor.. E amor não tem preço… Vamos minar Angola e mostrar a todos que isso não tem limite.

O que falta em muitos MCs para transporem, sair da net para as ruas?
Esquecerem os Downloads, esquecerem a mídia, esquecerem os likes, esquecerem as partilhas porque só assim vão estar mais nas ruas. Muita humildade e coragem, ser um emcee é ser alguém corajoso, alguém disposto a enfrentar as ruas sem medo e não se sensibilizar com likes e partilhas.

eDGAR.

Um Emcee favorito: X da Questão
Um Grupo: Ascensão
Uma Emcee favorita: Girinha
Um Blog: Persistência Absoluta “Hip Hop Angolano”
Um álbum: Luz do Túnel de Agente Supremo
Emcee Internacional: Dillaz

Um último recado: Persistência, Amor e Ambição e esqueçam o buzz da net.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Content is protected !!